Curso de Análise de Vibrações em Motores de Indução Trifásicos

Curso de Análise de Vibrações em Motores de Indução Trifásicos

INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO DE ANÁLISE DE VIBRAÇÕES EM MOTORES DE INDUÇÃO TRIFÁSICOS

CURSO ONLINE – CURSO A DISTÂNCIA – PLATAFORMA EAD – E-LEARNING

CARGA HORÁRIA: 32 HORAS

INVESTIMENTO (1 PARTICIPANTE): R$ 1.360,00
PARCELADO NO CARTÃO EM 3x SEM JUROS. OPÇÃO DE BOLETO.

Material Didático do Curso

O participante do Curso de Análise de Vibrações em Motores Elétricos de Indução Trifásicos receberá os seguintes materiais para estudo:

1-Apostila impressa colorida do curso de Análise de Vibrações em Motores Elétricos de Indução Trifásicos;

2- Acesso a Plataforma (EAD-E-LEARNING) para assistir os Vídeos-Aulas do curso, com os professores Márcio Tadeu de Almeida e Fabiano Ribeiro do Vale Almeida (algumas Vídeos-Aulas com a presença de animações em 3D). Após a inscrição e o pagamento o participante terá acesso à plataforma EAD-E-LEARNING. Esse acesso será enviado por e-mail pelo IVMTA.

3- Avaliações e exercícios dos Capítulos que devem ser feitos na Plataforma – EAD-E-LEARNING.

4- Acessos na Plataforma (EAD – E-LEARNING) para Downloads de Casos Práticos de Consultorias vividas pelos professores, Artigos, Exercícios, Testes e Avaliações. Após a inscrição e o pagamento o participante terá acesso à plataforma EAD-E-LEARNING. Esse acesso será enviado por e-mail pelo IVMTA.

5- Certificação com reconhecimento no mercado, após completar o curso e realizar os exercícios e avaliações. Será considerado aprovado aquele aluno que conseguir um índice de acerto de 60% ou mais das questões da avaliação final.

6- Um guia passo-a-passo de como desenvolver o curso de Análise de Vibrações em Motores Elétricos de Indução Trifásicos e um guia de orientação de estudo.

Obs: Acesso à plataforma (EAD-E-LEARNING) durante 45 dias. Depois desse período o participante não terá acesso para assistir aos vídeos-aulas.

CONTEÚDO ESPECÍFICO DO CURSO

Capítulo 01

CONSIDERAÇÕES PRÁTICAS SOBRE MOTORES DE INDUÇÃO TRIFÁSICOS

CONSIDERAÇÕES SOBRE PROBLEMAS MECÂNICOS EM MOTORES ELÉTRICOS

  • Origem dos Defeitos: Mecânico ou Magnético
  • Espectro Waterfall de Vibração em Velocidade – Teste de Descida
  • Espectro Waterfall de Vibração em Velocidade – Teste de Subida
  •  Causas Principais de Vibrações em Máquinas Elétricas – Principais Problemas Encontrados em Motores Elétricos.
  •  Acoplado – Em Carga
  •  Avaliação em Oficina
  •  Avaliação no Campo
  •  Acoplado – Em Operação a Vazio ou Com Pequena Carga
  •  Em Operação Com Carga
  • Outras Causas
  •  Comentários Gerais
  •  Batimento
  •  Identificação do Centro Magnético do Motor
  • Folgas Recomendadas
  •  Arranjos de Máquinas com Acoplamento de Engrenagens – Passeio Axial
  •  Métodos de Partidas

Capítulo 02

ANÁLISE DE VIBRAÇÕES EM MOTORES DE INDUÇÃO TRIFÁSICOS

  • Introdução
  • Análise de Corrente
  • Problemas no Estator
  • Problemas na Indução Magnética
  • Problemas no Rotor
  • Partes Construtivas do Motor
  • Análise de Vibração
  • Gap de Ar entre o Rotor e o Estator
  • Rotor com Barras Trincadas e Quebradas
  • Análise de Corrente – PdMA – Preditor
  • Resumo das Frequências Típicas em um Motor de Indução Trifásico
  • Considerações Preliminares Sobre os Espectros de Vibração e de Corrente, e suas Frequências Típicas.
  • Rotação Síncrona do Motor
  • Escorregamento do Motor
  • Frequência de Escorregamento
    • Exemplo
    • 2 x a Frequência de Escorregamento
  • Frequência de Barras do Rotor (Passagem de Ranhuras ou Slots)
    • Exemplo
    • Distorção do Campo Magnético na Ranhura

Capítulo 03

PRINCIPIOS BÁSICOS DE VIBRAÇÕES DE ORIGEM MAGNÉTICA NAS MÁQUINAS ELÉTRICAS DE INDUÇÃO

  • Introdução 
  • Variações nas Forças Magnéticas no Motor de Indução Provocadas Por Falhas no Rotor ou Estator
  • Força em um Condutor de um Campo Magnético
  • Erros na Parte Rotativa do Motor
  • Força na Barra do Rotor
  • Defeitos Típicos Associados com o Rotor
  • Erros na Parte Estacionária do Motor
  • Espectro de Vibração Referente a Perda de Isolação no Estator ou Algumas Bobinas em Curto.
  • Variação no Gap de Ar Devido a Excentricidade
  • Excentricidade Estática
  • Espectro de Vibração Devido a Excentricidade Estática
  • Excentricidade Dinâmica
  • Espectro de Vibração Devido a Excentricidade Dinâmica
  • Tabela de Problemas Girantes e Estacionários
  • Frequências de Slots ou Ranhuras
  • Atrações Entre Estator e Rotor Pulsam com a Passagem das Ranhuras.
  • Frequência de Barras do Rotor
  • Frequências de Ranhuras do Estator
  • Centro Magnético
  • Mancais Excêntricos
  • Single Phasing
  • Problemas no Enrolamento
  • Influências do Gap e das Ranhuras na Vibração do Motor
  • Variação do Gap de Ar
  • Vibração no Núcleo do Estator
  • Análise Espectral
  • Vibração Induzida por uma Provável Variação Estacionária do Gap
  • Vibração Induzida por uma Provável Variação de um Gap Rotativo (Gap Dinâmico)
  • Vibração Induzida por uma Variação do Gap de Ar (Entreferro) – Motor de 2 Pólos
  • Vibração Induzida de Origem Mecânica (Pé Manco ou Desalinhamento) Combinada com uma Variação do Gap de Ar (Entreferro) – Motor com 2 Pólos
  •  Estudo das Forças de Origens Elétricas e Magnéticas do Estator e Rotor
  • Explicação do Famoso 120 Hz (2 x a Frequência da Rede)

Capítulo 04

DIAGNOSE DAS VIBRAÇÕES DE ORIGEM MECÂNICA EM MOTORES DE INDUÇÃO TRIFÁSICOS

  • Vibrações em 1x e 2x RPM
  • Desbalanceamento em Motores
  • Desalinhamento Angular em Motores
  • Desalinhamento Paralelo em Motores
  • Eixo Empenado em Motores
  • Batimento em Motores
  • Tabela – Diagnose de Problemas Relacionados com o Eixo
  • Mancais de Rolamentos – Motores
  • Estágios dos Defeitos
  • Mancais de Deslizamento – Motores
  • Fenômeno do Oilwhril em Motores
  • Roçamentos – Motores
  • Folgas Excessivas – Motores
  • Tipos de Folgas
  • Ventilação
  • Casos Práticos Vivenciados pelos Instrutores do Curso
  • Caderno do Professor – Caderno de Campo – Caso 1 – Desalinhamento em um Motor Elétrico
  • Caderno do Professor – Caderno de Campo – Caso 2 – Parafuso de Fixação da Base Quebrada – Desalinhamento Entre Acoplamento – Motor Elétrico
  • Caderno do Professor – Caderno de Campo – Caso 3 – Parafuso Solto – Desalinhamento Em um Motor Elétrico
  • Caderno do Professor – Caderno de Campo – Caso 4 – Falta de Rigidez na Tampa – Motor Elétrico
  • Caderno do Professor – Caderno de Campo – Caso 5 – Pista Interna com Sinal na Região de Contato das Esferas e Separador Oxidado – Motor Elétrico
  • Caderno do Professor – Caderno de Campo – Caso 6 – Rolamento Deteriorado –  Motor Elétrico 
  • Caderno do Professor – Caderno de Campo – Caso 7 – Elemento Danificado de Borracha do Acoplamento de um Motor Elétrico
  • Caderno do Professor – Caderno de Campo – Caso 8 – Oxidação no Acoplamento – Desalinhamento Em um Motor Elétrico
  • Caderno do Professor – Caderno de Campo – Caso 9 – Folga Excessiva Interno no Eixo de um Motor Elétrico
  • Caderno do Professor – Caderno de Campo – Caso 10 – Folgas Mecânicas ou Barras Trincadas no Rotor de um Motor Elétrico?
  • Caderno do Professor – Caderno de Campo – Caso 11 – Problemas nas Conexões do Motor – Bornes Queimados –  Motor Elétrico
  • Caderno do Professor – Caderno de Campo – Caso 12 – Análise de Corrente – Motor Elétrico
  • Caderno do Professor – Caderno de Campo – Caso 13 – Barras Quebradas no Rotor de um Motor Elétrico
  • Caderno do Professor – Caderno de Campo – Caso 14 – Desalinhamento ou Desequilíbrio Eletromagnético? –  Motor Elétrico

Capítulo 05

ANÁLISE DE VIBRAÇÕES EM MOTORES DE INDUÇÃO TRIFÁSICOS – CONTINUAÇÃO

  • Análise de Vibrações em Motores de Indução Trifásicos
  • Desequilíbrio do Gap de Ar (Entreferros) – Desequilíbrio Estacionário das Forças Magnéticas e Falhas no Rotor
  • Espectros Característicos de Vibração para um Motor de Indução com Falhas no Estator
  • Gap de Ar Variável com a Rotação (Eixo Empenado ou Eixo do Rotor Excêntrico)
  • Espectros Característicos de Vibração para um Motor de Indução com Falhas no Rotor
  • Circulação de Corrente no Rotor – Barra Quebrada
  • Tabelas – Resumo de Defeitos – Modulações em Motores
  • Variação do Gap de Ar – Estático ou Estacionário
  • Variação do Gap de Ar – Dinâmico ou Rotativo
  • Espectro de Vibração Induzida por Gap Estacionário (Excentricidade Estática, Pé Manco, Perda de Isolação no Estator etc..)
  • Espectro de Vibração Induzida por Gap Variável (Excentricidade Dinâmica, Barras Trincadas e/ou Quebradas no Rotor).
  • Espectro de Vibração Induzida por Gap Variável Devido a um Eixo Empenado
  • Frequências de Passagem de Barras do Rotor
  • Determinação das Frequências de Vibrações Típicas do Motor
  • Tabela com o Número de Ranhuras e Barras
  • Análise do Motor Elétrico Através do Espectro de Vibração
  • Elaboração de Setups – Parametrização para Motores Elétricos
  • Exemplos de Defeitos que Aparecem em Velocidade
  • Exemplos de Defeitos que Aparecem em Aceleração
  • Exemplos de Defeitos que Aparecem em Envelope de Aceleração
  • Tabela – Análise de Vibrações em Motores de Indução de 2 Pólos – Variação na Folga de Ar Estacionária
  • Tabela – Análise de Vibrações em Motor de Indução de 2 Pólos – Variação na Folga de Ar Rotativa
  • Tabela de Diagnose de Motores de Indução Através da Análise de Vibrações – Anormalidade no Sistema Estator
  • Tabela de Diagnose de Motores de Indução Através da Análise de Vibrações – Anormalidade no Sistema Rotor
  • Tabela – Análise de Vibrações- Diagnóstico de Falhas Elétricas
  • Vibração Causada Pela Distorção da Estrutura do Estator (ou Falta de Rigidez da Carcaça) de Motores de Indução
  • Coincidência de Alguma Frequência de Excitação do Motor com Frequências Naturais da Estrutura do Motor, Causando Ressonância da Carcaça
  • A Falta de Rigidez na Carcaça
  • Má Fixação do Motor na Base
  • Modos Circunferenciais de Vibração da Carcaça do Motor
  • Modos Longitudinais de Vibração da Carcaça do Motor
  • Caso Estudado
  • Simulações de Forças no Estator – Estudo das Forças de Origens Elétricas/Magnéticas
  • Estudo de Vibrações em Motores Elétricos

Capítulo 06

EXEMPLOS DE DIAGNÓSTICOS DE DEFEITOS EM MOTORES ELÉTRICOS DE INDUÇÃO TRIFÁSICOS – CASOS PRÁTICOS – ALARMES GLOBAIS E POR BANDAS ESPECTRAIS

Exemplos de Diagnósticos de Defeitos em Motores Elétricos de Indução Trifásicos

  • Caso Prático 1 – Rotor com Barras Quebradas e Trincadas
  • Caso Prático 2 – Rotor com Barras Quebradas e Trincadas – Ovalização do Estator
  • Caso prático 3 – Rotor com Barras Quebradas
  • Caso Prático 4  e 5 – Rotor com Barras Quebradas
  • Caso Prático 6 – Análise de Vibrações – Enrolamento do Estator com Perda de Isolação
  • Caso Prático 7- Análise de Vibrações – Folgas Excessivas no Rolamento do Motor
  • Caso Prático 8 – Análise de Vibrações – Bobinas do Rotor Soltas
  • Caso Prático 9 – Análise de Vibrações – Inversor de Frequência com Problemas de Parametrização
  • Caso Prático 10 – Análise de Vibrações – Motor Fora do Centro Magnético
  • Caso Prático 11 – Análise de Vibração – Passagem de Corrente Pelo Rolamento do Motor
  • Caso Prático 12 – Excentricidade Estática
  • Caso Prático 13 – Excentricidade Excessiva Entre o Rotor e o Estator
  • Caso Prático 14 – Desalinhamento e Falhas no Acoplamento
  • Caso Prático 15 – Folgas Excessivas no Motor
  • Caso Prático 16 – Problemas no Acoplamento Hidráulico e Rotor com Barras Quebradas/Trincadas
  • Centro Magnético
  • Bandas de Alarme em Velocidade – Para Motores
  • Bandas de Alarme para Motores Elétricos – Rotação 3600 RPM
  • Bandas de Alarme para Motores Elétricos – Rotação de 600 a 1800 RPM
  • Avaliação da Severidade da Vibração – Norma ISO
  • Níveis de Vibração Sugeridos Pela MTA/FUPAI Para Máquinas Rotativas – Motores – Velocidade
  • Recomendações de Alarmes de Bandas Para Máquinas Elétricas – Baixas Frequências
  • Níveis de Alarmes por Bandas para Máquinas Elétricas – Baixas Frequências – Motores de Indução – Velocidade
  • Espectro de Vibração em Velocidade com Alarmes por Bandas – Controlando 2 x a Frequência da Rede
  • Recomendações de Alarmes de Bandas Para Máquinas Elétricas – Altas Frequências
  • Níveis de Alarmes por Bandas para Máquinas Elétricas – Altas Frequências – Motores de Indução – Velocidade
  • Espectro de Vibração em Velocidade com Alarmes por Bandas – Controlando Frequência de Barras do Rotor e Frequência de Ranhuras do Estator
  • Caso Prático – Dica do Vibraildo – Como Analisar a Frequência de 120 Hz Próxima da Frequência de Defeito do Rolamento

As dúvidas surgidas durante o estudo ou na resolução das questões poderão ser enviadas pelo email duvidas@ivmta.com.br (o aluno deverá sempre colocar no email o seu número de matrícula).

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